COMO MONTAR UMA BOA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS

Se você é um entusiasta do universo de investimentos ou já é um Investidor de fato, sabe o que é uma carteira de investimentos e sabe também que é a partir das escolhas dentro da sua carteira que você verá o dinheiro render.

Mas quando você começa a investir e analisar o cenário macroeconômico, descobre que existem várias formas e opções de investimentos. Logo após surgem vários questionamentos:

Como montar uma boa carteira de investimentos?

Como descobrir quais as melhores opções de investimentos para você?

Por que montar uma carteira com vários tipos de investimentos diferentes?

Primeiramente, um dos principais motivos para a criação de uma carteira é garantir a diversificação das aplicações financeiras, fundamental para proteger os ganhos e reduzir o impacto da volatilidade dos mercados sobre o seu patrimônio. Além disso, não se deve alocar 100% dos recursos disponíveis em um único investimento. Quando você diversifica a carteira, ou seja, divide o capital em diversos ativos diferentes, consegue maior segurança financeira, uma vez que, se estiver perdendo em um deles, pode recuperar e ganhar mais em outro, e vice-versa.

Agora que já sabe da importância da diversificação, você deve estar se perguntando:

COMO MONTAR UMA BOA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS?

A resposta é: Cada carteira é única, ou seja, vai depender exclusivamente de cada investidor.

Em outras palavras, uma boa carteira é aquela que está alinhada aos seus objetivos de investimento e expectativas de retorno.  Então, antes de elaborar uma carteira, você deve saber qual é o seu perfil de investidor.

Este passo é feito a partir de uma autoavaliação sobre conhecimento do mercado, nível de sensibilidade a riscos, quantidade de capital disponível e prazo de investimento.

Responda as seguintes perguntas para se ter uma ideia do seu perfil de investidor:

Você irá precisar do capital investido dentro de pouco tempo ou você pretende deixar durante anos?

Como você se sentiria caso o preço das suas aplicações caísse 15%? venderia tudo imediatamente ou sabe que as oscilações fazem parte do processo?

Quais são os seus objetivos com esse investimento, construir uma renda para a aposentadoria ou comprar um carro novo em breve?

Você já tem conhecimento ou experiência no mercado financeiro ou é iniciante?

Em que etapa da vida você está?   

A partir disso, conseguiremos identificar qual o seu perfil de investidor. Se é Conservador, moderado ou arrojado.

Falamos mais detalhadamente dos perfis de investidores aqui neste texto. Clique aqui.

Após definir o seu perfil, defina seus objetivos.

O próximo passo para montar a carteira de investimento ideal é definir quais são os seus objetivos e metas, e em que prazo você pretende alcançá-los. Assim, é possível escolher os ativos que estão alinhados a essa visão, decidir como investir e por quanto tempo investir.  

Abaixo você pode conferir alguns dos diversos tipos de investimentos para cada perfil.

PERFIL CONSERVADOR

Se você tem o perfil conservador, opte por investimentos de renda fixa, especialmente os de baixo risco, como títulos públicos. Títulos do Tesouro pré-fixado e CDBs são boas opções, já que você consegue saber que retorno esperar de forma antecipada.

Estes investimentos apresentam baixa volatilidade e baixo risco.

PERFIL MODERADO

Para este perfil existe um leque maior de opções de investimentos, que incluem a renda variável.

Títulos do Tesouro Direto, CDBs, títulos bancários com rendimentos acima da inflação e do CDI e ETFs.  Além disso, as LCI e LCA, são tipos de investimento em renda fixa isentos de Imposto de Renda.

PERFIL ARROJADO

As possibilidades para esse perfil são maiores que do perfil moderado e conservador.

Fundos imobiliários, Fundos Multimercado, Debentures, BDRS, ETFs.

Também existem algumas opções de renda fixa para esse perfil, como títulos do Tesouro de Longo Prazo, CRI e CRAs. Estas últimas não possuem cobertura do FGC, o que aumenta o seu risco, mas também aumentam as chances e o volume do retorno financeiro.

Como gerir uma carteira de investimentos?

Lembre-se de basear suas decisões em informações relevantes e avaliar com cuidado suas opções de investimento.

À medida que o investidor for comprando mais ações, fazendo novos aportes e evoluindo nos investimentos, é importante ir acompanhando a evolução da carteira de forma frequente e fazendo mudanças quando necessário.
Saiba que você pode contar com um Assessor da Aliá Investimentos sempre que precisar.

Gostou? Fale com o seu assessor.

← Voltar para Blog