O Comitê de Mercado Aberto (Fomc), órgão do Federal Reserve (Fed), define os juros básicos da economia dos Estados Unidos, oito vezes por ano. Já no Brasil, o Comitê de Política Monetária (COPOM), órgão do Banco Central (BC), define a Selic a cada 45 dias. Ambos, geralmente ocorrem às quartas-feiras. Quando essas decisões acontecem no mesmo dia no Brasil e nos Estado Unidos, o mercado financeiro chama este dia de “Super Quarta”.
Hoje, 22/03/2023, é a segunda “Super quarta” do ano. O FOMC já anunciou o aumento dos juros em 0,25 ponto percentual, que passa a ser entre 4,75% e 5%.
No Brasil, a taxa Selic tem sido um dos principais temas em discussão no mercado financeiro nos últimos meses. Isto porque o COPOM tem optado por manter a taxa SELIC em 13,75%, e a última vez que a Selic atingiu esse patamar foi em dezembro de 2016.
Mesmo com as pressões do governo para a redução da taxa, O COPOM tem mantido a SELIC alta em uma tentativa de conter a inflação. Hoje, foi anunciado que a taxa permanece, pela 5ª vez consecutiva em 13,75% a.a.
O aumento da taxa básica de juros nos Estados Unidos tem um impacto significativo na economia do Brasil. Quando a taxa de juros dos Estados Unidos aumenta, atrai investimentos estrangeiros e capital para a economia americana, em detrimento de outras economias, incluindo a economia brasileira.
Na última publicação do relatório Focus, divulgado pelo Banco Central na segunda-feira, os economistas apontam em uma Selic de 12,75% para o final deste ano.