A importância de entender como o banco lucra em cima de seus investimentos, mas antes vamos entender o que é spread?
Mas afinal de contas, o que é Spread?
Spread nada mais é que a diferença entre o preço de compra e preço de venda em cima de algum ativo, isso ocorre por exemplo com seu dinheiro investido na poupança, o banco te paga 70% da SELIC em rentabilidade e empresta a um terceiro por 9% ao ano para um financiamento imobiliário por exemplo, não há problema nisso, afinal existe isso em todo tipo de negócio, do varejo ao mercado financeiro.
O problema é que o Brasil possui um dos maiores spreads bancários do mundo, os bancos justificam que isso se dá por alguns fatores como encargos fiscais, compulsório, FGC, impostos e inadimplência. O que em certo nível é verdade, porém o principal problema é a falta de competitividade já que hoje os recursos estão concentrados em apenas cinco instituições, o que muitos não sabem é que esse spread ocorre também com os seus investimentos, mesmo que sejam tipos de outras instituições comercializados pelo seu banco.
A Aliá pode te auxiliar nessa questão. Se liga!
Sabe quando o gerente do seu banco oferece aquele CDB por 95% do CDI? Ele pressionado por todo o aparato burocrático, está pressupondo que você investidor não possui informação suficiente para tomar uma melhor decisão. Decisão essa está relacionada principalmente em ter a ciência de que seu gerente de conta trabalha para o banco e precisa colaborar para que aumente a lucratividade daquela instituição, se não infelizmente ele pode ser demitido.
Em um modelo de assessoria independente como o da Aliá, o assessor de investimento tem em uma de suas funções o trabalho de principalmente trazer competitividade para seus investimentos, em uma plataforma aberta nós possuímos acesso a mais 50 bancos, competindo para te trazer os melhores retornos.