Categorias

O QUE É MARCAÇÃO A MERCADO?

Um termo que vem se popularizando no universo financeiro é a marcação a mercado (MaM), muito em função das novas regras da renda fixa que passaram a valer em 2023.

MAS O QUE É MARCAÇÃO A MERCADO AFINAL?

Marcação a mercado é a oscilação diária na precificação dos ativos em relação ao seu valor de exercício, conforme as condições de mercado do dia. Essa marcação ocorre diariamente é influenciada por movimentos do mercado, por isso o nome.

O objetivo da marcação é mostrar o melhor valor atualizado de sua carteira de investimentos, baseado no valor em que esses títulos estão sendo negociados no mercado naquele dia específico.

Assim, é possível saber o quanto vale determinado investimento a cada dia, de acordo com as condições do mercado e com outros critérios que possam ser considerados.

É importante reforçar que ela não depende do preço inicial do ativo, a marcação mostra qual seria o preço de venda de um determinado título, caso ele seja resgatado (vendido) antes do tempo combinado no momento da compra (vencimento).

COMO FUNCIONA A MARCAÇÃO A MERCADO?

Tão importante quanto saber o que é a marcação a mercado é saber como ela se comporta.

São vários os fatores que influenciam a marcação, como por exemplo:

  • Cenário econômico
  • A variação da taxa Selic — a taxa básica de juros.
  • A inflação, que leva ao aumento geral dos preços;
  • O risco de crédito;
  • As taxas praticadas no mercado financeiro;
  • Entre outros.

Ela também varia conforme a demanda dos investidores por novas aplicações e o valor dos títulos emitidos no mercado atualmente. A atualização de preço está ligada ao mercado secundário, onde ocorrem as negociações de títulos, ativos e cotas de veículos financeiros entre os investidores. Com isso, ao longo do período de investimento, é comum que ocorram altos e baixos em relação aos preços de negociação.

É importante salientar que esta estrutura só irá impactar diretamente no valor do ativo caso você decida vende-lo antecipadamente, antes da data de vencimento contratado. Nos casos de renda fixa, caso você permaneça com o título até o seu vencimento, você receberá a remuneração correspondente a rentabilidade contratada no ato da compra.

EQUAIS AS PRINCIPAIS VANTAGENS DA MARCAÇÃO A MERCADO?

Uma das principais vantagens da marcação a mercado é a transparência, ou seja: caso o investidor queira se desfazer dos papéis antes do vencimento, saberá qual é o real valor do seu investimento na data escolhida, levando em conta as oscilações da taxa de juros.

Assim, em um momento de queda da Selic, por exemplo, você tem a de chance lucrar vendendo os títulos que tem na carteira e até superar o rendimento acordado.

Outra vantagem é que ela aumenta a transparência e torna o ambiente de investimentos mais confiável. Por isso, pois essa dinâmica ajuda a evitar percepções erradas sobre os preços dos ativos.

Caso um investidor pense em vender um título antes do vencimento, ele poderá acessar as informações de precificação do ativo, e com isso poderá analisar com maior embasamento se essa decisão é a melhor. Além disso, a análise da marcação a mercado também importante para evitar frustrações e estimular o planejamento financeiro.

COMO GANHAR NA MARCAÇÃO A MERCADO?

Para ganhar dinheiro com a marcação a mercado, você deve ficar atento à variação diária dos preços dos títulos na sua carteira. E caso perceba uma valorização potencial no dia, fazer a venda do ativo.

CONCLUSÃO

Até mesmo as carteiras conservadoras estão sujeitas a volatilidade graças à marcação a mercado. Entretanto, essa exposição a volatilidade pode inclusive beneficiar seus investimentos caso saiba usá-lo corretamente.

Conte sempre com a Aliá Investimentos para construir uma carteira sólida e garantir os melhores resultados.

Gostou deste conteúdo?

← Voltar para Blog