Um termo que vem se popularizando no universo financeiro é a marcação a mercado (MaM), muito em função das novas regras da renda fixa que passaram a valer em 2023.
MAS O QUE É MARCAÇÃO A MERCADO AFINAL?
Marcação a mercado é a oscilação diária na precificação dos ativos em relação ao seu valor de exercício, conforme as condições de mercado do dia. Essa marcação ocorre diariamente é influenciada por movimentos do mercado, por isso o nome.
O objetivo da marcação é mostrar o melhor valor atualizado de sua carteira de investimentos, baseado no valor em que esses títulos estão sendo negociados no mercado naquele dia específico.
Assim, é possível saber o quanto vale determinado investimento a cada dia, de acordo com as condições do mercado e com outros critérios que possam ser considerados.
É importante reforçar que ela não depende do preço inicial do ativo, a marcação mostra qual seria o preço de venda de um determinado título, caso ele seja resgatado (vendido) antes do tempo combinado no momento da compra (vencimento).
COMO FUNCIONA A MARCAÇÃO A MERCADO?
Tão importante quanto saber o que é a marcação a mercado é saber como ela se comporta.
São vários os fatores que influenciam a marcação, como por exemplo:
- Cenário econômico
- A variação da taxa Selic — a taxa básica de juros.
- A inflação, que leva ao aumento geral dos preços;
- O risco de crédito;
- As taxas praticadas no mercado financeiro;
- Entre outros.
Ela também varia conforme a demanda dos investidores por novas aplicações e o valor dos títulos emitidos no mercado atualmente. A atualização de preço está ligada ao mercado secundário, onde ocorrem as negociações de títulos, ativos e cotas de veículos financeiros entre os investidores. Com isso, ao longo do período de investimento, é comum que ocorram altos e baixos em relação aos preços de negociação.
É importante salientar que esta estrutura só irá impactar diretamente no valor do ativo caso você decida vende-lo antecipadamente, antes da data de vencimento contratado. Nos casos de renda fixa, caso você permaneça com o título até o seu vencimento, você receberá a remuneração correspondente a rentabilidade contratada no ato da compra.
EQUAIS AS PRINCIPAIS VANTAGENS DA MARCAÇÃO A MERCADO?
Uma das principais vantagens da marcação a mercado é a transparência, ou seja: caso o investidor queira se desfazer dos papéis antes do vencimento, saberá qual é o real valor do seu investimento na data escolhida, levando em conta as oscilações da taxa de juros.
Assim, em um momento de queda da Selic, por exemplo, você tem a de chance lucrar vendendo os títulos que tem na carteira e até superar o rendimento acordado.
Outra vantagem é que ela aumenta a transparência e torna o ambiente de investimentos mais confiável. Por isso, pois essa dinâmica ajuda a evitar percepções erradas sobre os preços dos ativos.
Caso um investidor pense em vender um título antes do vencimento, ele poderá acessar as informações de precificação do ativo, e com isso poderá analisar com maior embasamento se essa decisão é a melhor. Além disso, a análise da marcação a mercado também importante para evitar frustrações e estimular o planejamento financeiro.
COMO GANHAR NA MARCAÇÃO A MERCADO?
Para ganhar dinheiro com a marcação a mercado, você deve ficar atento à variação diária dos preços dos títulos na sua carteira. E caso perceba uma valorização potencial no dia, fazer a venda do ativo.
CONCLUSÃO
Até mesmo as carteiras conservadoras estão sujeitas a volatilidade graças à marcação a mercado. Entretanto, essa exposição a volatilidade pode inclusive beneficiar seus investimentos caso saiba usá-lo corretamente.
Conte sempre com a Aliá Investimentos para construir uma carteira sólida e garantir os melhores resultados.
Gostou deste conteúdo?