Categorias

Retrospectiva 2022

O ano de 2022 foi repleto de fatos importantes no mercado financeiro. E preparamos aqui uma retrospectiva para te manter atualizado e atento para o que vem em 2023, tanto no cenário econômico quanto na Aliá Investimentos.

Desta forma, pensando no mercado financeiro, é importante lembrar que foram muitos os desafios ao longo do ano, como por exemplo: 

• 5 altas consecutivas da Taxa Selic, finalizando o ano com o maior patamar desde novembro de 2016, fechando em 13,75%.

• Aumento dos juros pelo mundo, em especial nos Estados Unidos que é uma das maiores e mais relevantes economias do mundo. O Banco Central Europeu (BCE) aumentou a taxa de juros da Zona do Euro para 2,5%, com o objetivo de diminuir a inflação. Já na Inglaterra, a taxa subiu para 3,5% ao ano, sendo o maior valor alcançado nos últimos 14 anos.

• Volatilidade do dólar – Em abril a moeda chegou a ser negociada a R$ 4,66, seu menor valor em 2 anos, e em julho foi cotado a R$ 5,46.

• Guerra entre Rússia e Ucrânia, o que resultou em aumento no preço das commodities e uma percepção mais elevada a respeito do risco global. Em consequência, houveram saídas de investidores estrangeiros, favorecendo a queda da bolsa brasileira.

• Eleições Gerais que apresentaram uma desconfiança sobre o risco fiscal, relacionada diretamente à política econômica do governo eleito. Em outras palavras, causando insegurança nos investidores.

Além disso, o ano de 2022 também foi um marco na consolidação da Aliá, como uma empresa provedora de soluções financeiras em 360 graus.

DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.

Antes de mais nada, o propósito da Aliá é fazer com que as pessoas evoluam em qualidade de vida e liberdade, dividindo suas histórias com quem realmente importa. Sob este prisma, em 2022 a Aliá esteve presente de diversas formas na vida das pessoas ligadas a nós:

• Em junho, dobramos o tamanho do nosso time de assessores e aumentamos o time de backoffice, visando a melhoraria da nossa eficiência operacional. Isso vai ao encontro com o nosso objetivo de ampliar a nossa rede de atendimento e proporcionar um relacionamento mais próximo, exclusivo com os nossos clientes.

• Realizamos vários eventos educativos para nossos clientes com o objetivo de levar e garantir mais conhecimento sobre o mercado financeiro. Em setembro recebemos o professor Marcos Baroni para bater um papo sobre Fundos de Investimentos Imobiliários. No mês seguinte tivemos um encontro para falar sobre Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios. E em novembro fizemos uma live para falar sobre cenário econômico pós-eleição do Presidente Lula.

• Premiamos em setembro os nossos principais destaques com o evento Aliá Máximus. Um momento de confraternização e reconhecimento aos profissionais

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL.

Filiamos ao IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, principal órgão do setor. Assim, adotamos as melhores práticas em governança corporativa e seguimos com o desenvolvimento sustentável da Aliá.

Ao mesmo tempo, implementamos o Conselho de Administração da Aliá, com o objetivo de consolidar os objetivos estratégicos, além de gerar transparência e credibilidade. Isso baseado nos 4 pilares da Governança Corporativa, que são: Transparência; Equidade; Prestação de Contas (accountability) e Responsabilidade corporativa.

RELACIONAMENTO COM PARCEIROS

Sempre com o intuito de promover experiencias memoráveis aos nossos clientes e parceiros, a Aliá Investimentos patrocinou o 1º Torneio Open Summer de Golfe em Rio Verde, fruto de uma parceria que resultou no primeiro ambiente de experiencia imersiva da Aliá, o campo de golfe ALIÁ ROYAL GOLF CLUB.

Também em novembro, estivemos presentes como um dos apoiadores do evento de Confraternização de final de ano da APEG – Associação dos Procuradores do Estado de Goiás, que são nossos parceiros de longa data e que sempre estão conosco.

EM 2023 QUEREMOS ESCREVER NOVAS HISTÓRIAS.

Antes de tudo, o nosso desejo é iniciar 2023 reforçando um dos nossos maiores compromissos: continuar dedicando os maiores esforços a quem já está conosco. Em nossa estratégia, a confidencialidade será a nossa prioridade.

Por isso, o Instagram da Aliá passou a ser perfil privado e exclusivo para clientes da casa. Agora, este ambiente passa a contar com conteúdos exclusivos, tornando este ambiente um lugar seguro para trocas de informações de qualidade, networking e convites para eventos exclusivos da Aliá, tendo a confidencialidade como um pilar.

Com o intuito de aproximar e conectar todas as pessoas que fazem parte do ecossistema da Aliá.

Em 2023 queremos reafirmar mais um de nossos valores: nosso relacionamento com você!

Que as novas páginas do calendário possibilitem a consolidação da nossa parceria e a consolidação do nosso desejo: cuidar do seu patrimônio para, juntos, construirmos sua segurança financeira.

Que suas celebrações de final de ano sejam regadas à felicidade e alegria! E que 2023 seja um ano de fortuna e sucesso!

Abraços.

Kayo Fraga – CEO e Fundador da Aliá Investimentos

← Voltar para Blog